|

Povos da floresta reforçam legado de Chico Mendes na COP30

Povos da floresta reforçam legado de Chico Mendes na COP30

Lideranças presentes no evento deste sábado também questionam a eficiência do fundo lançado pelo governo do Brasil. “Deveria ser mais ousado”, diz Angela Mendes.

Réplica da casa de Chico Mendes no Espaço Chico Mendes e Fundação BB na COP30 está localizada no Campus de Pesquisa do Museu Emílio Goeldi, em Belém (Foto: Juliana Pesqueira/Amazônia Real/2025).
Amazonia RealPor Nicoly AmbrosioPublicado em: 08/11/2025 às 14:45
Nicoly
 Nicoly Ambrosio

É jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e fotógrafa independente na cidade de Manaus. Como repórter, escreve sobre violações de direitos humanos, conflitos no campo, povos indígenas, populações quilombolas, racismo ambiental, cultura, arte e direitos das mulheres, dos negros e da população LGBTQIAPN+ do Norte. Em seu trabalho fotográfico, utiliza suportes analógicos, digitais e experimentais para registrar cenas da Amazônia urbana e de manifestações artísticas de rua marginalizadas, como a pixação e o graffiti. Desde 2018, participa de exposições de arte independentes e coletivas em Manaus. Já expôs trabalhos fotográficos no 10º Festival de Fotografia de Tiradentes (Tiradentes/MG, 2020) e na Galeria do Largo – Espaço Mediações (Manaus/AM, 2020). Recebeu o 1º Prêmio Neusa Maria de Jornalismo (2020), o Prêmio Sebrae de Jornalismo – AM na categoria Texto (2024) e o Prêmio Megafone de Ativismo na categoria Reportagem de Mídia Independente (2025). De 2020 a 2022, participou do projeto de Treinamento no Jornalismo Independente e Investigativo da Amazônia Real.

Posts Similares