Ministra Marina Silva reflete sobre Chico na COP30 e fala das eleições de 2026 ao Comitê Chico Mendes
Ministra Marina Silva convoca a todes a assumir o enfrentamento da crise climática não como ideologia, mas como um imperativo ético para honrar a luta dos povos da floresta e garantir a vida

No Espaço Chico Mendes e Fundação BB, a presença da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reforçou, segundo ela, o peso da nossa história: a luta iniciada por Chico Mendes pela Reservas Extrativistas (RESEX) é a base do socioambientalismo que hoje orienta a política climática.
A ministra nos trouxe uma reflexão profunda e mobilizadora sobre o momento que vivemos, destacando que o combate à crise climática precisa sair do campo da disputa ideológica para se tornar uma prioridade absoluta em todas as plataformas. Ela enfatiza que este é um momento crucial, onde a humanidade deve se unir em torno de um objetivo comum.
A ministra compartilhou um chamado que ecoa a sabedoria dos povos que resistem na Amazônia:
“Acho que é a mensagem que a ciência tá nos dando e que dá também para a COP é de que não tem mais como não colocar como prioridade em todas as plataformas, independente de ideologia, o enfrentamento da mudança do clima”.
Marina Silva reitera essa urgência moral:
“Proteger as condições em que a vida nos é dada não é de esquerda, não é de direita, não é de centro, é uma necessidade, é um imperativo ético para todas as pessoas que têm compromisso com a vida”.
A ministra ressaltou a importância do conhecimento tradicional, afirmando que a mensagem vem de várias fontes:
“E isso é o que a ciência tá dizendo. O bom senso tá dizendo os indígenas, as populações tradicionais, é o que a ética exige e o que a ciência está apontando há mais de 40 anos”.
O Acre se consolida como um exemplo de preservação, mantendo 84% de suas florestas intactas, embora enfrente desafios como o aumento de alertas de desmatamento em 31% em comparação a 2023, segundo dados do MapBiomas. Essa realidade complexa reforça a necessidade de compromissos públicos e mensuráveis para transformar potencial em resultado.
