Boas-Vindas
BOAS-VINDAS
Boas-Vindas ao hotsite do “Espaço Chico Mendes e Fundação BB na COP 30”, ponto de encontro e caixa de ressonância das comunidades extrativistas e das populações tradicionais das florestas, das cidades, dos campos e das águas de todos os biomas brasileiros na Cúpula do Clima, realizada em Belém do Pará, na Amazônia Brasileira, entre os dias 10 a 21 de novembro de 2025.
Concebido conjuntamete pelo Comitê Chico Mendes (CCM), nascido na mesma noite do assassinato de Chico Mendes, em 22 de dezembro de 1988, em Xapuri, no Acre e pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), criado durante o I Encontro Nacional dos Seringueiros, na Universidade de Brasília (UnB), em outubro de 1985, o “Espaço Chico Mendes e Fundação BB na COP 30” compreende uma instalação física, localizada no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, em Belém, dedicada a honrar a memória e o legado de Chico Mendes.
Aqui, neste hotsite encontram-se documentos – livros, revistas, matérias jornalísticas, fotos e vídeos — da longa história de quase dois anos de preparação da proposta de construção do Espaço Chico Mendes na COP 30, para que os povos das florestas, das cidades, dos campos e das águas possam colocar apresentar, na Cúpula do Clima realizada do Brasil, não somente história dos sonhos, desafios e conquistas que alimentaram e alimentam suas longas trajetórias de lutas, mas também seus sonhos e demandas para o futuro “da própria humanidade”, como dizia Chico Mendes.
Além das belas instalações físicas, que compreendem desde um Armazém da Sociobiodiversidade a uma Tenda Multicultural a uma série de exposições – “Chico Mendes Herói do Brasil”, “Memoráveis Margaridas” e tantas outras, o “Espaço Chico Mendes e Fundação BB na COP 30” oferecerá ao público, com entrada grátis, uma ampla agenda socioambiental e cultural, entre os dias 8 e 21 de novembro, em Belém do Pará. Caso esteja por lá, você pode fazer uma visita ao “Espaço”, em qualquer dos dias dias, das 8 às 18h.
Para quem não pode viajar para Belém durante a COP 30, você pode acompanhar tudo aqui, por este hotsite, que permanecerá aberto ao público depois da Cúpula do Clima, como registro histórico. Contamos com você ao longo da jornada.
Boas-Vindas!
